Andalucia Bike Race

Andalucia Bike race 2012

DAY 1

Finalmente chegou o dia 25 de Fevereiro de 2012, o dia da partida para a 2ª edição da já mediática Andalucia Bike Race.
Viajámos de Faro 2 equipas e “meia”, Marco Fernandes e Valério Ferreira representando a Team Bike Magazine Portugal / BTTLoulé-BPI / BCF, Marco Almeida e Luis Inácio pela Aldeia / Algarvcycles e Celina Carpinteiro que iria formar equipa com Sandra Santanyes.
Saímos por volta das 08:30 em direcção a Córdoba, uma viagem de 340km que se fez em menos de 3horas.
Uma vez chegados a Córdoba efectuamos de imediato o check in no Hotel para treinar um pouco ao inicio da tarde. O clima rondava os 23ª, dia excelente para passear pelas ruas históricas de Córdoba!
Por volta das 18h00 efectuamos o Secretariado e preparámos as máquinas para o Prologo inicial que iria abrir as hostes no dia seguinte!

DAY 2

Prologo – Córdoba
Domingo, 26 de Fevereiro, o dia amanheceu fresco, tudo estava pronto para o arranque da 2ª edição do Andalucia Bike Race. O prólogo, ao invés do costume em que as equipas correm em solitário, foi como se de uma etapa se tratasse com todas as equipas a sairem ao mesmo tempo, o que originou uma grande confusão, era o primeiro dia, todos estavam com força e a etapa era muito curta (apenas 34km).
A saída neutralizada foi dada pelas 10h30 no centro de Córdoba. Após uma passagem pelo magnífico centro histórico de Córdoba, a partida real foi dada já à saída a norte da cidade nas encostas da sierra Morena.
Como seria de esperar a confusão foi tremenda pois os trilhos eram estreitos para as mais de 220 equipas, 440 atletas!andalucia bike race 2012 day1O Prologo revelou-se bastante técnico e sinuoso, com uma primeira parte em subida com muita pedra solta, em que a meio desta tinhamos uma secção muito estreita e impossível de fazer montados na bike com cerca de 1km que originou um mega engarrafamento! Para ajudar à festa tanto eu como o Valério furámos logo no início da etapa e perdemos logo imenso tempo entrando na subida na cauda do pelotão e sem possibilidade de ultrapassar ninguém.
Finda a subida, em Las Hermitas, seguia-se por costantes single-tracks técnicos e sinuosos sendo posteriormente a parte final também em descida técnica mas ainda assim muito rápida! A vista que tinhamos para a cidade e toda a planície de Córdoba era simplesmente apaixonante! o final da etapa estava montado no Hotel Ayre ainda na enconsta da Sierra Morena e à entrada da cidade de Córdoba. Era também este Hotel que servia de base logística para os primeiros 3 dias de prova.
No parque do Hotel estava montada a zona de lavagem de Bikes, tenda de assistência técnica, tenda de hidratação e no interior do hotel estava montado o Bike Park, a zona multimédia e a zona de fisioterapia em que vários terapeutas procediam à recuperação dos participantes.
Sendo um evento que contava para o ranking UCI, a organização empenhou-se-se para que este fosse um evento bem estruturado, com muita segurança, staff competente, sinalização eficiente e realmente nestes pontos a Organização esteve de parabéns!
Mas o que mais nos surpreendeu foi a “aficcion” espanhola e o respeito e carinho que as centenas de espectadores demonstraram por todos os participantes! Algo que não se vê todos dias e é de facto de enaltecer.
Durante a etapa sofri mais 2 furos e terminámos a etapa a 40minutos da equipa vencedora, José Hermida e Rudi Van Houts da equipa oficial Multivan/Mérida. De destacar o excelente 2º lugar da equipa lusa, Luis Leão Pinto e Tiago Ferreira!
andalucia bike race 2012
Day 2
Córdoba – Córdoba
A 1ª etapa com 78km e 1965mts de desnivel acumulado positivo começou com uma longa e dura subida que coincidia com o final do prólogo e iriam ser também os kms finais desta etapa. Após esta secção entrávamos em estradões largos  e rápidos em que a sua paisagem quase fazia lembrar o norte alentejano dada a quantidade de sobreiros existentes. Cruzámos a localidade de Serrania del Sol onde estava montado o primeiro ponto de Abastecimento para logo depois enfrentar o duro “Puerto Artafi”. Chegados ao cume entravamos por um trilho em continua descida muito divertido até circundar o rio Guadiamellato. Após esta zona entravamos num constante sobe e desce até à zona recreativa de Los Villares. Deste ponto até ao final seria sempre a descer pelo mesmo trilho que haviamos feito no inicio da etapa mas em sentido oposto.
Nesta etapa voltámos a não ter sorte pois a meio da etapa parti o selim e o Valério ficou sem suspensão. Voltámos a perder mais tempo do que esperávamos mas diverti-mo-nos imenso.

Furos…. Nem a pobre da caravana escapou…..

Day 3
Córdoba-Córdoba
A 2ª etapa, 3º dia em Córdoba, começou com uma neutralização de quase 10km. Um furo logo nesta fase afez-nos perder o contacto com a frente da corrida e ficar novamente presos entre os atletas mais lentos. Seguidos de um inicio rápido em estradão entrámos numa subida longa que terminou num inclinado corta-fogo. Após alguns single-tracks e algum sobe desce numa zona de baixa vegetação chegámos ao Cierro Muriano onde estava um ponto de abastecimento.
Entrámos posteriormente num linha férra desactivada que se revelou um martirio para maquinas e pilotos, parecia interminável, assim como a seguida que se seguiu! Um trilho pedregoso e muito técnico que requeria muita concentração e habilidade!
Estava a ser realmente uma etapa fisicamente dura mas muito divertida! A adrenalina estava ao máximo e rodávamos nesta fase, já na segunda fase da etapa, num denso bosque com uma paisagem magnífica.
Porém faltava-nos ascender novamente ao alto de Santo Domingo que também havia sido cruzado na etapa anterior, mas desta vez a subida era mais técnica e exigente.
Atingido o cume a cerca de 15km do final, o restante era quase na sua totalidade em descida rápida com apenas algumas curtas rampas pelo meio. O final como sempre estava instalado no Hotel Ayre e os kms finais foram sempre feitos pelo mesmo trilho.

Day4
Priego de Córdoba – Priego de Córdoba
Ao quarto dia de prova a Organização mudou a sua base para a pequena cidade Priego de Córdoba, a sudeste de Córdoba e a cerca de 100km desta.
Uma região já um pouco mais montanhosa e ainda mais rochosa. A temperatura essa estava cada vez melhor com os termómetros a atingirem os 23º de máxima!
A pequena cidade de Priego de Córdoba situa-se no coração da Andaluzia no cimo de um colina que proporciona vistas esplêndias. Esta cidade tipicamente Andaluza caracteriza-se pelas suas ruelas estreitas,  sendo os  seus habitantes super prestáveis e simpaticos que tão bem souberam receber a “caravana” da Andalucia Bike Race.
A 3ª etapa teve um inicio muito rápido e em progressiva subida pois os estradões eram largos num misto de estradas asfaltadas e de terra batida.


Após o primeiro terço da etapa cumprido entravamos na primeira verdadeira dificuldade do dia, uma subida longa em estradão caracterizada pelas suas 15 curvas até alcançar o Puerto de Navazuela.
A etapa estáva a correr bem, sem sobressaltos e rodávamos entre os 20 primeiros mas o azar voltou a bater à porta quando o Valério torceu a corrente. Tivemos de voltar a correr atrás do prejuízo!
Após algum sobe e desce numa zona alta eis que chegamos à povoação de Zuheros. Bem aqui não há palavras que descrevam tamanha beleza! Desde o trilho por onde seguiamos até à deslumbrante vista tudo parecia vindo de sonho! Após cruzados esta localidade, logo acordavamos de qualquer sonho pois a subida que se seguia era bem dura e longa! Atingidos o cume voltávamos a encontrar uma descida técnica mas muito divertida. Já bem perto do final da etapa estava reservada uma pequena surpresa! Uma escensão curta, com cerca de 1km mas com mais de 20% de inclinação que parecia interminável!

abr 2012

magnífica povoação de Zuheros


Após terminada a etapa foi tempo de recuperar energias dispendidas nestes primeiros 4 dias e nada melhor que recorrer a um típico bar de tapas :), pois ainda tinhamos mais uma viagem de quase 100km para fazer até Córdoba!!!
Na classificação geral estávamos agora à entrada do top30 mas com a sensação de que com menos azares a história seria outra!
Quanto aos restantes tugas, o Luís e o Tiago mantinham-se na luta pela geral na 2ª posição e a Celina e a Sandra eram 5ªs entre as femininas.

Day 5
Jaén I

Uma nova cidade e um cenário totalmente diferente!
A Sul, Jaén, está rodeada de montanhas já com uma altitude considerável onde no alto se pode vislumbrar alguma neve e gelo. A temperatura essa era, aqui, consideravelmente mais baixa.
A primeira etapa em Jaén foi considerada a etapa rainha, por ser a mais longa com 87km e pelos seus 2750 metros de acumulado em subidas.
Os primeiros kms da etapa foram percorridos em asfalto e em subida constante.
Por volta do km 15 entrámos em terra e aí a subida começou a endurecer.
Foi com grande tristeza que me deparei com o Tiago deitado, enrolado na berma com imensas dores e impossibilitado de continuar em prova 😦
Foram cerca de 40km em subida até atingir o pico mais alto da ABR aos 1400 metros de altitude. Seguiu-se uma descida em single-track técnica mas espectacular.
Depois de mais uma subida com cerca de 6km e com alguns sectores a pé entrámos novamente numa louca descida  por entre pinheiros com pequenos saltos, de cortar a respiração!
A última súbida do dia era uma longa subida dura em estradão com mais de 8km por entre um olival.
Finalmente os azares pareciam ternos deixado em paz e rodávamos entre as 20 melhores equipas se bem que o Valério não se podia esticar muito a descer pois o brain da suspensão estava “morto
A descida final que conduziu a Jaén foi muito rápida e na sua maior parte em estradão.
Ja dentro da cidade de Jaén percorremos jardins e vias principais, todas elas encerradas ao trânsito e muitos elementos da policia local a garantir a segurança dos participantes.
A chegada estava instalada no centro histórico num local de enorme beleza.
Terminámos na 22ª posição e subiamos mais uma vez na geral!

Day6
Jaén II
Chegávamos já ao último dia de Prova! A beleza e adrenalina que os trilhos da ABR nos proporcionaram ao longo da semana davam a sensação que ainda pouco havíamos percorrido, mas no entanto já tínhamos mais de 350kms nas pernas!
A última etapa com cerca de 60kms não eram no entanto pêra doce. Os mais de 2150 metros de acumulado em subidas impunham respeito ainda pra mais quando os primeiros 45km eram em subida constante.
O dia esteve bastante fresco e as previsões lá no alto eram de frio e vento.
Logo à saída um problema com o travão traseiro da bike do Valério fez-nos perder algum tempo e a posição pelo que só a meio da 1ª subida chegámos juntos das equipas com quem discutiamos classificação.
A etapa revelou-se efectivamente dura com secções de subida de percentagens elevadas e descidas muito perigosas. Para complicar o terreno estava pesado com muita lama da chuva que havia caído na noite anterior.
Dadas a tais dificuldades, varias foram as quedas e os abandonos registados neste dia.
A descida final com mais de 15km com lama e nevoeiro em algumas zonas requereram muita concentração e “kit de unhas” mas sabendo-se que eram os kms finais a pica para curtir esta última descida era enorme.
A chegada estava instalada no mesmo local do dia anterior e a satisfação dos participantes que concluíam a 2ªediçao da ABR era notória.
Terminámos a etapa nos primeiros 20 e apesar de sabermos que podíamos ter tido melhor sorte, com a noção que honrámos as nossas camisolas e que nos divertimos imenso 🙂

a amizade e o companheirismo é sem dúvida a maior riqueza que se retira deste desporto!


Agradecemos à revista Bike Magazine por esta oportunidade que nos proporcionou, sem eles nada disto seria possível, bem como à Evo Nutrition, Star Balm, G-Ride, Clube BTT Conceição de Faro, Restaurante O Infante, Carboom e a todos os amigos e familiares que tornaram esta aventura possível!
Ah e acima tudo claro ao colega e amigo Valério Ferreira que me aturou durante todos estes dias, Também aos colegas de viagem, Celina Carpinteiro, Luis Inacio e Marco Almeida obrigado pelo convivio e boa disposição!
Uma Aventura sem dúvida a repetir!

Evo Nutrition, a minha suplementação de eleição!

Esta reportagem editada por Celina Carpinteiro e pela Bike Magazine pode também ser acompanhada na edição de Março 2012 da revista Bike Magazine!

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