Sotavento Algarvio

Loulé – Portela do Ximeno – Loulé 
85km – 2700mts acumulado em subidas 

Dificuldade: Alta

Este percurso desenrola-se na sua totalidade no interior da Serra do Caldeirão. Foi um treino que realizei com o amigo Tiago Dias, Varetas, da Jorbi Test Team em Agosto de 2011.

É uma volta muito dura mas ao mesmo tempo belíssima!

Recomendo que tenham uma boa preparação para a fazer.

Para Download clicar no link abaixo:

Treino Com Tiago Dias por mjbf83 no Garmin Connect – Detalhes.

A partida é das Barreiras Brancas segue pela Fonte Filipe sobe o Bispo, cruza a EN em direcção a Cova da Muda e voltando a entrar na EN no inicio da subida para Barranco do Velho. Segue.se por estrada até a Vale Maria Dias e entra-se em terra para os Barrigões e posteriormente para a Portela do Ximeno.

Saindo-se da Portela do Ximeno sobe-se a longa e dura subida até a Califórnia, desce-se por estrada até à Portela do Barranco e volta-se a subir para descer para Salir em terra. De Salir segue-se pela estrada até ao inicio da subida para Eira da Cevada onde se corta à direita para as Antenas de Querença. Segue-se posteriormente até à Fonte Filipe e em direcção às Barreiras Brancas.

Nocturno Bike Algarve – Guelhim – 35km – 415↑ 407↓

Dificuldade: baixa

Este foi o percurso efectuado no 1º Nocturno Bike Algarve do mês de Agosto.

Um percurso muito giro que após sair de Faro segue em direcção ao Guelhim, subindo pela encosta oeste em direcção aos Moinhos. Ao longo da subida e no alto a vista é fantástica. Descendo a encosta Norte por um trilho rápido embora sinuoso entramos depois por single-tracks estreitos e com alguma pedra.

Cruzamos os Gorjões e seguimos em direcção aos Agostos por trilhos ora em estradão ora em single tracks num constante sobe e desce muito divertido. Depois de sair da localidade de Agosto encontramos um single track espectacular. Daqui em diante é sempre em descida até à Conceição!

Passeio BTT Amigos da Cortelha 2008 – 77km – 1180mts

Dificuldade: Média

Este é o percurso da Maratona do BTT de Cortelha em 2008. Participei nesta edição e adorei este percurso tendo já efectuado o mesmo novamente à pouco tempo.

Quando se fala num percurso na Serra do Caldeirão a primeira impressão são subidas longas, duras e intermináveis… Porém não é este o caso! Este percurso abrange uma vasta área da Serra do Caldeirão mas como se pode constatar pela altimetria não é um percurso muito duro.

Saindo da Cortelha em direcção ao Barranco do Velho entramos por um trilho à direita que percorre uma zona alta com uma vista ampla. Seguimos rumo a Norte descendo adiante até à Ribeira. Cruzamos a Portela do Ximeno, subimos para o Tavilhão chegando mais adiante à fronteira do Algarve com o Alentejo. Após atravessarmos a Ribeira do Vascão seguimos por uma zona protegida onde se podem avistar diferentes espécies de animais incluindo veados, porcos selvagens, águias, entre outros..

Seguimos para Sul em direcção à localidade de Pêro Ponto onde predominam as descidas rápidas em estradão. Os últimos 2km até à Cortelha são em subida  ligeira.

Link para download:

Cortelha 80km 2008 por mjbf83 no Garmin Connect – Detalhes.

Travessia Mina S.Domingos – Castro Marim – 95km – 1180↑ 1330↓

Dificuldade: Média

Mais uma travessia mítica a não perder!

A mina e o estaleiro abandonados de São Domingos são um excelente atractivo e oferece trilhos espectaculares. Saindo de São Domingos rumo a Sul, atravessamos o estaleiro e a mina desactivada. Passamos junto à magnífica zona das torres do complexo da Achada do Gamo seguindo posteriormente pela antiga linha de comboio agora desactivada.

Abandonado a zona da mina o percurso torna-se um pouco mais duro mas não menos espectacular. Uma paisagem bem distinta daquela a que estou habituado! Vale bem a pena fazer esta Travessia!

Perto de Santana de Cambas, passamos por um monumento recente honrando aquele que foi o primeiro caminho-de-ferro privado em Portugal, cuja construção foi iniciada em 1859.

Posteriormente cruzamos alguns tuneis pelo que o uso de luzes é aconselhado!

Após a passagem pela localidade do Pomarão seguimos por Alcoutim em direcção ao Montinho das Laranjeiras bem junto ao rio Guadiana. Após uma subida um pouco mais dura chegamos até ao Azinhal. Depois o percurso desce quase continuamente pelo Monte Francisco até Castro Marim.

Link para download:

Travessia Minas São Domingos – Ayamonte por mjbf83 no Garmin Connect – Detalhes.

1 thoughts on “Sotavento Algarvio

  1. Right there .for a day on the beach then off to lil resturant up the winnidg stairs towards the condo for the amazing seafood pot, bread n olives then a wonderful evening of simply doing nothing but putzing around.

Deixe um comentário