ABOUT

DADOS PESSOAIS / PERSONAL INFO

NOME / NAME: Marco Jorge Baptista Fernandes IMG_2211

DATA DE NASCIMENTO / BIRTH DATE: 30-09-1983

NATURALIDADE / PLACE OF BIRTH: Faro – Portugal

PROFISSÃO / JOB: Vale do Lobo – Departamento de Turismo

FORMAÇÃO ACADÉMICA / ACKNOWLEDGE:

Licenciado em Gestão Hoteleira / Hotel management degreed

ESTADO CIVIL: Solteiro / Single

ALTURA / HEIGHT: 1,70

PESO / WEIGHT: 65kg

RESIDÊNCIA / ADRESS: Conceição de Faro

PERCURSO DA CARREIRA DESPORTIVA

Nascido em Faro a 30 de Stembro de 1983, desde pequeno ligado às bicicletas, não fosse eu filho de um antigo ciclista profssional, Jorge Fernandes.

Desde sempre residindo na freguesia da Conceição de Faro a poucos km de Faro, capital do Algarve, comecei a participar nos cicloturismos da região aos 9 anos acompanhado pelo meu pai e seus amigos. Na altura com uma bmx aventurava-me já em cicloturismos de 50, 60 e mais km, claro muitos vezes com alguma ajuda 🙂

Porém foi aos 14 anos que, sem qualquer influência ou pressão, decidi integrar a equipa de cadetes do clube ciclismo de Estoi. No primeiro ano tudo foi novidade e como tal não obtive grandes resultados.

No segundo ano de cadete levei a competição mais a sério e com todo o apoio do meu pai e da minha mãe, Célia e claro de toda a equipa do Clube de Ciclismo de Estoi orientada então pelo conheçido “Mestre Paulista”, obtive a minha primeira vitória a 7 de Maio de 1999 em Camarate numa prova da taça de Portugal de estrada!

Nesta altura foi muito importante a sabedoria do “mestre Paulista” pai do ex-ciclista Sérgio Rodrigues que me fez crescer como ciclista e como pessoa.

Continuei a competir em ciclismo de estrada até 2005 com alguns resultados de destaque como o 2º lugar no Campeonato Nacional de Estrada Juniores em 2001, 2º lugar na Volta as terras de Loulé entre outros.

Aos 21 anos e na altura em que tudo estava definido para assinar o meu primeiro contrato profissional em 2006, o estado actual do ciclismo e a situação académica nesse momento fizeram com que abdicasse do ciclismo para terminar a licenciatura em Gestão Hoteleira.

Dediquei-me aos estudos e foi nesta altura que começei a trabalhar na Sport Zone no Fórum Algarve em part-time para ganhar os meus “trocos”.

No final de 2007 surgiu a oportunidade para integrar um novo projecto de uma equipa pequena na cidade de Beja. Na altura confesso que não levei esta ideia muito a sério pois nunca tinha praticado btt e a ideia era fazer umas maratonas federadas sem qualquer objectivos, ou seja pura diversão.

No inicio de Janeiro de 2008 formámos a equipa SportZone / Mazda / Despertar SC sediada em Beja composta por 5 atletas com o objectivo de disputar o Campeonato e a Taça de Portugal XCM bem como o Campeonato e Open XC do Algarve.

A primeira maratona que fiz, Ponte da Barca, foi provavelmente a maratona da taça mais dura que fiz até hoje. Depois de 3 anos afastado das competições, com muito peso a mais e sem qualquer experiência no btt, este foi um autêntico filme de terror!! Nunca esquecerei, cheguei ao final de rastos em 36º. O responsável da equipa na altura ficou satisfeito, porém a mim não me apetecia nada voltar a pegar numa btt!!!

Comecei a treinar mais a sério, a perder peso e a ganhar ritmo e a partir daí os resultados começaram a aparecer. Terminei a taça em 12º na geral e fui 4º no Campeonato Nacional XCM na Sertã.

A nível regional fui o melhor atleta vencendo grande parte das provas de cross em que participei (na altura ainda não existia a taça do algarve xcm) venci o Open e o Campeonato regional XCO. Nada mau para o primeiro ano de btt.

Em 2009 tudo começou de maneira diferente! A equipa apostou forte nas condições, a Sport Zone, a Câmara Municpal de Beja, o Governo Civil de Beja, a Energia da Saúde, Shimano e Sr-Suntour apostaram na equipa e esperava-se um ano ainda melhor que 2008. Porém por motivos profissionais só me foi possível competir a partir de Maio pois estava a fazer o estágio curricular no grupo Pestana Pousadas das 09 as 17h e trabalhava na Sport Zone das 18 as 24h!

Voltei a treinar em Maio e a competir de imediato. Alinhei na maratona de Benafim com 1 semana de treino onde fui 4º e um mês depois fui 8º na Taça de Portugal XCM#5 em Manteigas. Estes resultados deram-me muita força e confiança. Venci a minha primeira competição de 2009 em Beja a 28 e Junho para a taça do algarve xcm, mas o momento alto da época foi o mês de Outubro no qual em 2 semanas fui Vice-campeão Nacional XCM, Campeão do Algarve XCM e Campeão do Algarve XCO.

Em 2010 a aposta não foi tão forte como em 2009, pela conjuntura económica desfavorável e a dificuldade em obter apoios, a equipa decidiu apostar internamente, a nível nacional.

Começamos a época com uma prova azarada em Leiria com alguns azares, mas logo a seguir obtemos alguns resultados de destaque como a vitória no Campeonato Inter-Regional de Maratonas em Elites e em Veteranos A, o 2º lugar no Geo-Raid Series#1 em S.Pedro do Sul, e o 4º lugar na 2#Taça de Portugal – Maratona de Alte.

Fui ainda 2º em Silves no mês de Junho para a taça do Algarve XCM, prova esta que foi a minha ultima competição em 2010 pois uma lesão e alguns condicionamentos acabaram por fazer com que terminasse a época mais cedo.

Em 2011 apostei num projecto a solo com o apoio da Team Bike Algarve / Specialized e Restauante “O Infante”. Por motivos financeiros não foi possível disputar toda a Taça de Portugal XCM, participei no entanto para a Taça na Maratona de Leiria onde fui 12ºe na Maratona de Àgueda onde fui 7º. Os pontos altos de 2011 foram a vitória na MIBA, o 3º lugar no Douro Bike Race, o 8º lugar no Brasil Ride. A nível regional venci 2 das 4 provas disputadas, Loulé e Lagos não vencendo a Taça do Algarve pela ausência na 4ª prova em Silves.

Em 2012 juntei-me à Associação Clube BTT Conceição de Faro como atleta e como membro da Direcção do clube. Para além de competir em 21012 onde me sagrei vencedor da Taça do Algarve de XCM vencendo 5 das 7 provas disputadas, venci ainda a Maratona Xdream em S.Brás de Alportel e a Maratona BTT Cocheiros em Santo Aleixo da Restauração.

A grande novidade e estreia neste ano foi o papel de Organizador de eventos. Através do Clube BTT Conceição de Faro fui o mentor dos eventos Desafio BTT Cachopo2Conceição de Faro, Maratona BTT Conceiçao de Faro, Cachopo Alive e Algarve Bike Challenge, estes revelaram-se um enorme sucesso.

Deixe um comentário