Taça do Algarve XCM #2 / Maratona Prof. Arménio – Loulé

Finalmente a Vitória que tanto procurava! 🙂

Foi no dia 22 de Maio que decorreu em Loulé mais uma edição da Maratona em memória do Profº Arménio, um dos impulsionadores do BTT no concelho e na região.

Partida da Maratona Prof Arménio - Taça do Algarve XCM#2

Esta foi a minha segunda participação neste evento, em 2008 foi o Vencedor,  como tal trazia boas recordações para esta Maratona este ano. Tal como tem sucedido nas ultimas competições, também nesta prova contei com o apoio da Team Bike Algarve e do amigo João Bernardo que tem sido incansável nos abastecimentos para que nada falte!

Esta foi também a segunda prova pontuável para a Taça do Algarve XCM. Os 2 primeiros classificados na primeira etapa, os estradistas Ricardo Mestre e Samuel Caldeira não estavam presentes e como tal a luta pela conquista da liderança deste troféu ficava entregue aos “habitués” do BTT no Algarve.

Descontração e companheirismo antes da Partida

A edição de 2011 apresentou-se como uma Maratona curta, 65km; rápida, 900mts de acumulado em subidas, e técnica.

Toda a estrutura organizativa foi montada em redor das piscinas municipais de Loulé a cargo do clube BTT – Terras de Loulé. O percurso desenrolou-se no interior do concelho, com o primeiro abastecimento no alto da Picota, o segundo na Ribeira de Algibre e o terceiro na Fonte Filipe.

Passagem pelo Alto da Picota - ZA1

A Prova teve o seu início  as 09:30 e com as primeiras dificuldades a liderança da Prova ficou entregue a 3 atletas. Gonçalo Brito, do clube Xelb, Tiago Dias, da Jorbi Test Team, e eu. O percurso era realmente bastante rápido e o terreno com a chuva dos dias anteriores estava muito escorregadio o que provocou algumas quedas. O Gonçalo mostrava ser quem estava mais forte nesta fase.

Junto à localidade de Benafim e prestes a abordar a maior dificuldade do dia surge um contra-tempo, o aperto do selim afrouxou e tinha constantemente de o endireitar.

Ultrapassada a maior dificuldade do Prova, encontrámos a primeira ZA no alto da Picota, de onde se podia avistar o mar e toda a zona costeira (uma vista magnífica). Descemos por singles e estradões até á Ribeira de Algibre

 

Foi nesta zona de singles e pedra que, junto à Ribeira de Algibre, não fui capaz de evitar uma aparatosa queda que deixou algumas marcas. Por sorte a bicicleta não sofreu qualquer dano e deu para continuar apesar de meio combalido e com dores na perna esquerda.

Passagem pela Tôr

Com esta queda perdi o contacto com a frente da corrida, porém ainda durante o espectacular single da ribeira passei pelo Tiago Dias que teve um furo. Alguns kms adiante encontrava-se a ZA2 onde passei na 2ª posição a 1min do Gonçalo Brito que seguia na frente. Porém logo após a ZA2 encontrei o Gonçalo parado com problemas na válvula tubeless. Daí até final segui sozinho na frente da prova. Entretanto cruzei a ZA3 instalada na Fonte Filipe. Daqui até final o percurso era em constante subida com destaque para um single de aproximadamente 1,5km muito técnico e com muita pedra na zona da Amendoeira.

Completei esta Maratona com o tempo de 2h28min a uma média de 26,5kmh e repetindo o triunfo alcançado em 2008. Com esta vitória tornei-me o novo líder da taça do Algarve XCM.

 

Classificação Final - Elites - Maratona Prof. Arménio

Classificação Final - Elites

 

O Ranking da Taça do Algarve XCM 2011 encontra-se disponível online em: http://www.bttloule.com/images/stories/doc/20110000_ranking_ta_xcm.pdf

Podium da Maratona Prof Arménio

A próxima Prova que estava programada para 05 de Junho foi entretanto adiada devido às eleições para 19 de Setembro 😦

Marco Fernandes - Poweres by Specialized / Bike Algarve

Sendo agora a próxima Prova a Maratona das Portelas em Lagos a 10 de Julho.

Obrigado a todos aqueles que me apoiam e que fazem com que tudo seja possível!

Até lá sigo curtindo uns trilhos 😉

Marco Fernandes

 

 

 

Deixe um comentário